Nota de pesar pelo falecimento de Valdir Baptista, pós-doutorando pela ECA

Baptista ministrou aulas no Celacc e atualmente era pesquisador e colunista do Alterjor, além de ter colaborado com outras instituições superiores de ensino

 
Reproduzimos abaixo a nota de pesar pelo falecimento do professor e pesquisador Valdir Baptista, que estava realizando seu pós-doutorado na ECA: 
 
Faleceu, de infarto, o cineasta, professor e pesquisador Valdir Baptista.
 
Jornalista, Mestre em Comunicação e Semiótica, Doutor em Saúde Pública e Pós-Doutorando pela ECA-USP, foi coordenador do Curso de Rádio e Televisão e de Cinema da Universidade Anhembi-Morumbi (UAM) e professor da FIAM, do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e da Universidade de São Paulo (onde ainda colaborava como professor da disciplina Conceitos e Gêneros do Jornalismo). 
 
Atualmente, desenvolvia pesquisa sobre os documentários contra a ditadura militar, além de ser colunista e pesquisador do ALTERJOR (Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo), ambos na ECA-USP.
 
Valdir Baptista foi um lutador pelas causas sociais e pelo cinema brasileiro, sendo um dos diretores do filme "Memórias da Boca" (2014). Além disso, desenvolveu pesquisas sobre temas diversos, como Fausto no Cinema e Vídeo em Saúde Pública, e firmou parcerias com Angola pelo CELACC e pela UAM.
 
À esposa Thaís e à filha Barbara, nossos sentimentos!
 
O texto da nota é de autoria de Luciano Barros Maluly, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O docente também escreveu um artigo em homenagem a Valdir Baptista para o Jornal da USP, que pode ser lido aqui
 
fotografia do professor e pesquisador Valdir Baptista, pós-doutorando da ECA
Foto: acervo pessoal.