Nova edição da revista ARS traz ensaio visual de Leda Catunda

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA publicou uma nova edição da revista ARS. O volume 16, número 34, teve contribuição da artista Leda Catunda para a produção da capa e do ensaio visual. Segundo o editorial, a artista usou aquarela em desenhos “que parecem aludir aos tecidos vasculares, cavidades, mórulas [...] que habitam, há anos, suas pinturas e colagens”.

Leda Catunda assina o ensaio visual da nova edição da revista ARS. Imagem: Reprodução

Um dos artigos da revista é uma conversa entre Rosalind Krauss, crítica de arte e professora na Columbia University, e Yvy-Alain Bois, crítico de arte professor do Institute for Advanced Study, da Universidade de Princeton. Na entrevista, eles debatem sobre conceitos do livro Under Blue Cup (2011), de Krauss. A tradução foi feita por Leonardo Nones.

Também há um núcleo de três textos dedicados a Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro: Têmpera, abstração e resistência em Alfredo Volpi, de Carlos Pires; Alfredo Volpi: paisagem, memória e imaginação, de Taís Cabral Monteiro, e Veneza em Volpi, de Marco Garaude Giannotti. Os artigos abordam a transformação da pintura de Volpi na década de 1940, resgatam aspectos da sua poética, materiais e procedimentos recorrentes em suas obras e procuram saber a influência da viagem de Volpi a Veneza nas suas obras, respectivamente.

Outros trabalhos publicados nesta edição foram Mário Pedrosa: as ideias, de Marcos Faccioli Gabriel, A questão da moda moderna brasileira no Instituto de Arte Contemporânea no Museu de Arte de São Paulo (IAC-Masp) entre 1950 e 1953, de Soraia P. Scarpa e de Antonio T. Kanamaru, Pathé-Baby: a literatura como se fosse cinema, de Lucas da Cunha Zamberlan, entre outros.