Nova edição da revista MATRIZes discute trabalho de Jesús Martín-Barbero

A revista MATRIZes publicou a edição número um do volume 12, um especial em comemoração aos 30 anos de publicação de De los medios a las mediaciones, de Jesús Martín-Barbero.

Além de artigos sobre Martín-Barbero, também está presente no novo volume um texto inédito do autor de 81 anos. O artigo reúne três introduções publicadas nas reedições do livro, que, de acordo com o editorial, mostra o pensamento em processo do autor.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), procura demonstrar em seu texto que o pensamento de Martín-Barbero constitui uma teoria da comunicação, caracterizada por uma epistemologia, metodologia e conceitos próprios.

Também consta na nova edição um artigo de Nick Couldry, da London School of Economics and Political Science, no qual destaca que Martín-Barbero e sua obra devem ser inseridos na história global dos estudos de comunicação.

MATRIZes é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), dedicada à produção científica sobre comunicação. Na nova edição, a revista dá continuidade à iniciativa que teve início em 2016, com o tributo a Stuart Hall, de homenagear importantes autores da área.