Nova edição da revista Signos do Consumo está disponível

O volume 10, número 2 da revista Signos do Consumo está disponível no Portal de Revistas USP. Nesta edição, os artigos abordam os sentidos da visualidade, das manifestações verbais e olfativas para aumentar as relações e os rituais de consumo, mediados pelas marcas.

Guilherme Nery Atem e Fernanda Ferreira de Abreu, professores da Universidade Federal Fluminense, buscaram mapear o que tem sido produzido a respeito das relações entre o consumo de experiências e o olfato nas áreas de comunicação não verbal, marketing sensorial, branding emocional, marketing olfativo e filosofia empirista, no trabalho O perfume do mundo: consumo de experiências de marca pelo olfato.

Pela primeira vez, a revista publicou uma entrevista com pesquisador da área de comunicação e consumo, Oscar Cesarotto. Ele é psicanalista e professor do Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na entrevista Semiótica psicanalítica para crianças de 0-99 anos-luz, Cesarotto apresenta a relação entre semiótica e psicanálise teorizada por ele.

O princípio do prazer: o hiperconsumo como escape em tempos de modernidade líquida, Emojis na publicidade e seus significados para marcas e consumidores: tipologias e questionamentos e Novos enunciadores da publicidade: perfis fictícios no branded content da cerveja Antarctica são alguns dos outros artigos desta nova edição.