Novo livro do professor Eugênio Bucci mostra como as fake news impactam a democracia

Publicação, que será lançada no dia 14 de outubro em formato digital, faz parte de coleção que discute temas contemporâneos como pós-verdade, inteligência artificial e crise do jornalismo

 

Existe democracia sem verdade factual? Esse é o título e a pergunta que guia o novo livro do professor Eugênio Bucci. Analisando o impacto da desinformação sobre o debate público, o docente estabelece um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt para pensar como as fake news estão afetando o modus operandi da política e da democracia. 

Docente dos cursos de Biblioteconomia e Jornalismo, Bucci também fala da atual situação da imprensa e das bibliotecas que, como instituições importantes para a política e para a circulação de ideias, estão sob constante ameaça. 

O livro faz parte da coleção Interrogações, que traz textos também de Dora Kaufman, Rogério Christofoletti, Lucia Santaella e Adriano Messias. A coleção discute pós-verdade, crise do jornalismo, inteligência artificial e a própria condição humana, com o objetivo de alimentar um diálogo e uma reflexão sobre estas questões contemporâneas. 

Haverá lançamento da coletânea no dia 14 de outubro, na Casa Semio (Rua Vanderlei, 290), às 19h30. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia. 

O livro pode ser adquirido pela Amazon e pela Google Play, em formato digital. 

Foto: Marcos Santos