E-book e site apresentam panorama do Cinema Experimental Brasleiro

Fontes de informação valiosas sobre o cinema de vanguarda brasileiro, iniciativas são fruto das pesquisas do professor Rubens Machado Jr., do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

 

Rubens Machado Jr. é  docente titular do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Sua pesquisa sobre o cinema brasileiro de vanguarda – ou esteticamente radical  acaba de gerar o livro Contribuições para uma história do cinema experimental brasileiro: momentos obscuros, desafio crítico. 

Disponível gratuitamente no site do Projeto Cine Brasil Experimental, a publicação apresenta o trajeto de produções audiovisuais célebres por sua ousadia formal (como o longa Limite, de Mário Peixoto) e também obras de artistas pouco vistos e reconhecidos ao longo da historiografia do cinema nacional. Todos esses trabalhos se caracterizam pela recusa ou questionamento dos padrões estéticos das produções audiovisuais hegemônicas. São produções que miram as práticas industriais ou pseudoindustriais no cinema, obras que estão na margem de análises críticas e premiações formais, que com frequência subestimam ou criam mistificações em torno deste tipo de trabalho artístico. 

 

Home site Projeto Cine Brasil Experimental

Página inicial do site do Projeto Cine Brasil Experimental.

 

“Ao contrário da história geral do cinema, o experimental não conta, via de regra, com uma recepção crítica comparável, em padrões, regularidade, quantidade: há aqui e ali artigos de elogio, saudação, alguns ensaios e estudos isolados num amplo painel fragmentário, de falhas predominantes, enormes vazios a ocupar”, explica Rubens. Ao catalogar os títulos, analisá-los criticamente e abrir o polêmico diálogo acerca do que define exatamente um filme experimental, o livro instiga discussões ainda pouco exploradas. 

Além do e-book, o site Projeto Cine Brasil Experimental disponibiliza textos e biografías dos artistas pesquisados, uma linha do tempo sobre o cinema experimental brasileiro e bibliografía sobre o tema. No site é possível também assistir a alguns filmes raros dos anos 1970 e 1980. 

Saiba mais sobre o livro e conheça alguns dos principais momentos do cinema experimental brasileiro nesta reportagem do Jornal da USP