O que José Saramago tem a ver com jornalismo digital? Confira em livro de professores e estudantes da ECA

Resultado de disciplina do curso de Jornalismo, e-book parte de obra teatral do escritor português para refletir sobre as práticas do jornalismo digital no Brasil contemporâneo

 

Primeira peça de teatro de José Saramago, A Noite (1979) aborda temas como poder e liberdade de expressão ao retratar os conflitos em uma redação de jornal durante a Revolução dos Cravos, que em 1974 pôs fim a 41 anos de ditadura em Portugal. Inspirados pela obra e pela atualidade de seus temas, o professore Luciano Victor Barros Maluly e o pesquisador Rafael Duarte Oliveira Venancio organizaram o livro-ensaio A noite e a Internet - O que José Saramago pode nos ensinar sobre o jornalismo digital?

O e-book é resultado da disciplina Projetos em Jornalismo Digital, ministrada aos estudantes do período noturno do curso de Jornalismo no segundo semestre de 2020. A publicação reúne crônicas, ensaios, contos e peças de teatro de autoria dos alunos, que refletem sobre aspectos da obra de Saramago e sua pertinência para a reflexão das práticas de jornalismo digital no Brasil de hoje. Alguns dos assuntos abordados ao longo do livro são o poder nas relações entre jornalistas e público, a polarização social, o imediatismo do ato de noticiar e as redes sociais. 

Na apresentação, Maluly se dirige ao leitor descrevendo o livro como “a nossa jornada de apetrechos literários que deseja, simplesmente, pregar-lhe uma peça, no estilo português, ou seja, como um fado para se ouvir (no nosso caso, ler) em silêncio. E o melhor, às cegas, e sem conclusões precipitadas”, conclui o docente, fazendo referência ao romance Ensaio sobre a Cegueira, obra mais célebre de Saramago. 

A noite e a Internet - O que José Saramago pode nos ensinar sobre o jornalismo digital? pode ser baixado gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP

 

Capa livro O que José Saramago pode nos ensinar sobre jornalismo digital