Olga Tulik, docente aposentada da ECA, é homenageada com título de pesquisadora emérita

A professora Olga Tulik, docente de Turismo entre os anos de 1973 e 2005, recebeu o título de pesquisadora emérita da Associação Nacional de Pesquisas e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). A premiação é destinada ao reconhecimento da trajetória de pesquisa e ensino de professores aposentados da área.

A cerimônia de reconhecimento ocorreu em 15 de setembro, em Balneário Camboriú, no último dia do XV Seminário da ANPTUR. Durante a homenagem, foram lidas mensagens de ex-orientandos de Olga Tulik, entre elas, de Karina Solha, Reinaldo Miranda Teles e Débora Braga, docentes do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), todas as quais expressaram gratidão e admiração pela professora. Olga Tulik também palestrou acerca de seu percurso na pesquisa em turismo e docência.

Placa entregue à Olga em reconhecimento ao título de Pesquisadora Emérita

Karina Solha revela que “metade dos professores do curso de Turismo foram orientandos de Olga”. Ela lembra que a homenageada foi sua professora na graduação e orientadora na iniciação científica e na pós-graduação, e, assim, é sua “mestre e referência em ensino e pesquisa”. Em mensagem lida na cerimônia, Débora Braga afirma que foi com Olga que “aprendeu o que é pesquisa científica”, enquanto Reinaldo Teles pontua que foi a professora quem lhe ensinou que “a prática docente é desafiadora, requer ousadia, criatividade e fundamentalmente, afetividade”.

Olga Tulik é graduada em Geografia pela Universidade Católica de Santos e mestre e doutora em Geografia Humana pela USP. Além da ECA, atuou como docente na Faculdade Cásper Líbero e como pesquisadora e pioneira, no Brasil, nos temas de turismo rural e segundas residências.