Programação da OSUSP em agosto conta com participação de orquestra e docentes da ECA

Dando sequência à sua temporada anual, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP)  realiza no mês de agosto uma programação variada, com concertos das Séries OSUSP+POP, Música de Câmara e Sala São Paulo. Além das apresentações, serão ministrados gratuitamente um curso de regência e uma masterclass de violino.

No dia 9, sexta, às 21h, no SESC Pinheiros, o concerto da série OSUSP+POP sob a regência de Luís Gustavo Petri, terá como solistas a pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira, docente do Departamento de Música (CMU) da ECA. O público poderá apreciar a execução das obras Colheita, Vôo, e As Três Graças, da autoria de Fernandes, além das consagradas Ponteio e Dança Brasileira, de Camargo Guarnieri, Golliwog’s Cakewalk e Syrinx, de Claude Debussy. Os ingressos podem ser adquiridos virtual ou fisicamente nas bilheterias do SESC.

Toninho Carrasqueira (foto) e Orquestra Errante é um dos convidados da OSUSP. Foto: Gal Oppido

No dia 16, ocorre a apresentação de Música de Câmara, às 12h30, na Biblioteca Mindlin. A OSUSP se apresenta ao lado da Orquestra Errante, grupo experimental do CMU que se dedica à improvisação e suas conexões com composição, tecnologia e educação. As orquestras serão regidas pelo maestro Ricardo Bologna, docente do CMU. Além de interpretarem a obra Noite Transfigurada, de Arnold Schoenberg, os músicos irão improvisar num ambiente de criação coletiva ocupado também pelo regente, Bologna.

Na semana seguinte, a OSUSP se apresenta na Sala São Paulo, no dia 24, sábado, às 21h. O público apreciará um concerto com a regência do professor e maestro Nicolás Pasquet, com a participação do violinista Nicolas Koeckert, intérprete e  professor na Áustria, onde leciona na Music and Arts Private University of Vienna (MUK). No programa, Itinerários de Curvelo (2007), de Silvio Ferraz (1959), Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior Op. 77 (1878), de Johannes Brahms (1833-1897), e Sinfonia n º3 em Lá Menor Op. 56 “Escocesa” (1841), de Felix Mendelssohn (1809-1847). Os ingressos estão disponíveis neste site da orquestra.

Buscando promover atividades inéditas para os músicos e regentes que visam aprimorar seus conhecimentos, a OSUSP também realizará uma masterclass de violino durante a tarde do dia 22, e um curso de regência ao longo dos dias 26 e 27, ministrados respectivamente pelos convidados Koeckert e Pasquet, no Anfiteatro Camargo Guarnieri. Inscrições devem ser realizadas pelo Sistema Apolo.

A programação completa pode ser consultada na página da da OSUSP.

Serviço:

Concerto OSUSP+POP - SESC Pinheiros
Data: 9 de agosto
Horário: sexta-feira, 21h
Local: SESC Pinheiros (R. Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo)
Ingressos variam de R$12 a R$40, a venda pelo site ou nas bilheterias de toda a rede SESC-SP.

Série Música de Câmara
Datas: 16 de agosto
Horário: sexta-feira, às 12h30
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Butantã, São Paulo)

Masterclass de Violino com Nicolas Koeckert
Data: 22 de agosto
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo)
Gratuito; inscrições de 25 de julho a 15 de agosto

Série Sala São Paulo
Data: 24 de agosto
Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, São Paulo)
Ingressos a partir de R$ 15, com vendas pela internet.

Curso de Regência com Nicolás Pasquet
Data: 26 e 27 de agosto
Horário: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30
Local: Anfiteatro Camargo Guarnieri (R. do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo)