USP promove campanha para cadastro de pesquisadores na ORCID

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) estão promovendo uma ampla campanha para a adoção da ORCID (Open Researcher and Contributor ID) entre docentes, estudantes da graduação e pós-graduação e servidores não-docentes da USP. Nesta primeira fase de implementação do identificador digital internacional – que já vem sendo utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em alguns processos de submissão de bolsas e por revistas internacionais como a Nature , a USP irá realizar a coleta de dados de todos os seus pesquisadores. O registro ORCID Autenticado USP pode ser feito aqui

O ORCID é um registro gratuito, sem vínculos com editoras, que acompanhará o pesquisador ao longo de sua carreira, independente de sua formação ou afiliação. O ORCID inclui informações como nome, variações de nome, e-mail, educação, afiliação e atividades produzidas pelo pesquisador como publicações, trabalhos acadêmicos, concessões, entre outros. Segundo a PRP, o registro facilita a atualização de dados e informações ao mesmo tempo que promove a integração entre o pesquisador ou acadêmico e suas atividades profissionais, proporcionando aumento de visibilidade das suas pesquisas, reconhecimento internacional e rápida identificação com sistemas corporativos, editoras, agências de fomento e financiamento e o Currículo Lattes.

O ORCID reúne ainda as informações de outros identificadores como o ResearcherID, ScopusID e Crossref. O GoogleID ainda não está integrado, sendo possível somente carregar a lista de produções cadastradas no perfil Google do autor para o registro ORCID.  O registro ainda possibilita que não haja confusão entre pesquisadores de mesmo nome devido a substituição do nome por um código numérico de 16 dígitos, além de proporcionar a identificação do pesquisador e de sua produção em uma plataforma de reconhecimento internacional.

A Biblioteca da ECA publicou em seu blog orientações e textos explicativos quanto à ORCID e dispõe de bibliotecários que auxiliam docentes e estudantes da Escola na criação do registro. Mais informações sobre este serviço pelos telefones (11) 3091-4481/4074 ou pelo e-mail ecabiblioteca@usp.br.