Pioneira em arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa recebe seu segundo título Honoris Causa

Ana Mae Barbosa, professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da ECA, recebeu seu segundo título Honoris Causa, na manhã desta sexta (dia 13), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ana Mae Barbosa foi a primeira doutora em arte-educação no Brasil. “Pedi uma bolsa à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de mestrado e a resposta foi que o ensino da arte não é uma área de pesquisa.” A professora conta que deu aula nos Estados Unidos para pagar o seu mestrado e, mais tarde, conseguiu que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pagasse a anuidade do seu doutorado na Universidade de Boston.

“Receber esse prêmio significa o reconhecimento da luta pela visibilidade e pela certificação da arte-educação como uma área do saber. Arte-educação não é mais só uma área prática, é uma área de pesquisa”, esclarece Ana Mae.

A educadora acrescenta que o ensino da arte é um dos mais antigos no Brasil, mas também é muito instável. “Cada mudança de governo, cada mudança econômica no país, se faz sentir diretamente no ensino da arte: corta-se a arte do currículo. E é contra isso que eu venho lutando.”

Ana Mae iniciou a linha de pesquisa em arte-educação da ECA, que formou os primeiros doutores em ensino da arte do país, os quais, posteriormente, criaram a mesma linha de pesquisa em universidades federais. Seu primeiro título Honoris Causa foi recebido em 2016 pela Universidade Federal da Paraíba.

Ana Mae Barbosa recebe título Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens