PPGCOM premia os melhores trabalhos do ano

A comissão de prêmios do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) homenageou no dia 18 de março os melhores trabalhos de 2018, que irão representar o programa no prêmio anual da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação (Compós). A premiação aconteceu durante a aula magna do PPGCOM com a professora Marialva Barbosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na categoria tese, foi escolhido o trabalho Interfaces colaborativas em comunicação e educação ambiental, da pesquisadora Sandra Pereira Falcão e desenvolvido sob a orientação do professor Adilson Odair Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Por meio de técnicas variadas para captação de dados de campo, tais como palestras, minicursos, realização de entrevistas e dinâmicas, aplicação de questionários virtuais e presenciais, a autora do estudo se propõe a analisar os discursos multidimensionais relacionados à "ecocrise", em busca de encaminhamentos práticos e epistêmicos para promover a reflexão e estímulo à proatividade socioambiental cidadã a partir do eixo Comunicação-Educação.

Sandra Pereira Falcão, ao lado do orientador, Adilson Citelli (esq), e do professor Eneus Trindade (dir), do PPGCOM

Na categoria dissertação, o trabalho Governança algorítmica e publicização das marcas: estudo de casos sob o paradigma da propagabilidade no ambiente numérico do Facebook foi escolhido para representar o programa na premiação da Compós. De autoria de Francisco Raposo e Silva e desenvolvido sob a orientação de Elizabeth Nicolau Saad Corrêa, professora sênior do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), a pesquisa pretende discutir o surgimento de uma economia baseada em dados e uma sociedade fundamentada na visibilidade algorítmica e na análise quantificada da vida. A partir de estudos de caso, busca ainda compreender como as marcas se comportam no ambiente numérico das plataformas on-line para a distribuição de conteúdo.

Francisco Raposo e Silva, com as professoras Elizabeth Saad (esq.) e Mayra Gomes (dir.), do PPGCOM

O 28º encontro anual da Compós acontece entre os dias 11 e 14 de junho na Escola de Comunicação, Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

Fotos: Verônica Cristo