PPGCOM publica nova edição da Revista MATRIZes

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação publica nova edição da Revista MATRIZes, sendo o volume 12, número 3. A atual publicação é referente ao segundo semestre de 2018, que conta com dossiês, pautas, críticas a livros e um entrevista. A revista conta com todos os textos em português e inglês.

John B. Thompson que abre a edição com o dossiê Interação mediada na era digital, acrescentando a ideia principal do livro do autor, A mídia e a modernidade, que é um marco no estudo da teoria social da comunicação. Segundo o editorial, “é possível entender esse trabalho como sintomático dos desafios e esforços contemporâneos mais gerais da pesquisa em comunicação abordados neste número.”

Os outros 4 textos que compõem o dossiê, abordam a questão da comunicação digital relacionada com sociedade, política e identidade. Possibilidades, realidade e desafios da comunicação cidadã na web é o tema do artigo de Cicilia M. Krohling Peruzzo, discutindo como a web possibilitou a participação social. Guillermo Orozco e Toby Miller dissertam sobre o tópico A televisão além de si mesma na América Latina, analisando como a televisão ainda possui destaque no momento atual.

A entrevista de tema Ecologia dos meios de comunicação, alfabetização transmídia e redesign das interfaces foi realizada com Carlos A. Scolari, que escreveu um recente livro sobre o assunto. Na entrevista, ele conta sobre projetos que alfabetizam pessoas através de vários tipos de mídia.

O Jornal do Brasil é que era jornal de verdade: jornalismo, memórias e nostalgia faz parte da sessão “Em pauta/agenda”. De acordo com os autores Ana Paula Goulart Ribeiro, Itala Maduell Vieira, “A análise aponta que o que se valoriza no passado é um modo de fazer jornalismo, ancorado numa série de preceitos e valores hoje postos em xeque.”

A Revista MATRIZes é online e pode ser acessada pelo Portal de Revistas da USP.