PPGCOM recebe professora da Universidade de Liverpool

O Programa de Pós-Graduação em  Ciências da Comunicação (PPGCOM/ECA) recebe a visita da professora Beatriz Garcia, da Universidade de Liverpool, que está no Brasil para firmar uma parceria de pesquisa entre as duas universidades. Na ECA será  coordenada  pelo professor Paulo Nassar, do  Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e o doutorando Gustavo Carbonaro, e analisará o legado cultural e narrativo dos Jogos Olímpicos do Rio, comparando as promessas e expectativas ao longo dos anos que separam o anúncio da Olimpíada e sua realização.

A pesquisa tem apoio do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN) e conta com financiamento da British Academy, por meio do Newton Fund, fundo de apoio à pesquisa do governo britânico.

Beatriz Garcia  participou da aula Memórias Rituais, Narrativas da Experiência, ministrada pelos professores Paulo Nassar e Luiz Alberto de Farias, ambos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).  A professora  tem como tema central de sua pesquisa o debate sobre o legado olímpico, que   na maioria das vezes, é  associado somente às transformações urbanas e de instalações esportivas, mas existe outro tipo de legado, muito pouco debatido, que é o legado narrativo e cultural que um grande evento esportivo pode trazer para a cidade sede ou para o país. 

Beatriz Garcia que será professora visitante da ECA-USP ao longo do ano em que a pesquisa será realizada, dedicou seus últimos 15 anos a pesquisas sobre a dimensão cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela analisou os impactos das Olimpíadas de Sidney 2000 (Austrália), Atenas 2004 (Grécia), Pequim 2008 (China) e, em especial, Londres 2012 (Rein Unido). Ela é uma das maiores especialistas do mundo em análise do legado cultural deixado por grandes eventos.

 

Integrantes do GENN se reunem em São Paulo

 

foto: arquivo pessoal