Pró-Reitoria de Pesquisa cria o programa Pesquisador Colaborador

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP anunciou a criação do Programa Pesquisador Colaborador, com o objetivo de incentivar a colaboração de pesquisadores externos em projetos de pesquisa da Universidade. O pedido de participação no programa é formalizado por docente da USP, que deverá submeter a inscrição do candidato à aprovação do Conselho Departamental.

Para participar, o pesquisador deve possuir título de doutor em instituição nacional ou estrangeira. Deverá, ainda, apresentar um plano de trabalho com detalhes de todas as atividades a serem desenvolvidas durante o programa, incluindo projeto de pesquisa, justificativa e cronograma de execução.

A participação no Programa Pesquisador Colaborador não gera vínculo empregatício ou funcional entre a Universidade e o pesquisador, que poderá optar por outras fontes de financiamento, por afastamento remunerado de instituição de ensino ou empresa, ou, ainda, participar do programa sem financiamento, sendo que este último fica a critério da Comissão de Pesquisa.

O pesquisador colaborador deverá dedicar no mínimo 12 e no máximo 20 horas semanais ao projeto de pesquisa, cujo prazo de encerramento deverá estar estabelecido no plano de trabalho. O período máximo de vinculação do pesquisador ao mesmo projeto de pesquisa é de cinco anos.

Informações e inscrições no site da Comissão de Pesquisa da ECA.

Mudanças no pós-doutorado

A Pró-Reitoria de Pesquisa publicou também um nova resolução que regulamenta o Programa de Pós-doutorado da USP. O texto inclui mudanças nos prazos para entrega do relatório final e na prorrogação de prazo para conclusão da pesquisa.

A partir da agora, o candidato ao programa deverá ter obtido há no máximo sete anos o título de doutor, em qualquer instituição de ensino, nacional ou estrangeira, regra que não constava em resoluções anteriores. Além disso, o relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data de término do pós-doutorado. A Pró-Reitoria de Pesquisa também alterou os prazos para pedidos de prorrogação, que deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência do pós-doc. O período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo plano de trabalho é de cinco anos.

Criado em 2004, o Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas unidades, órgãos de integração e órgãos complementares, direcionado àqueles que já possuem um título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. A ECA conta atualmente com 52 projetos ativos de pós-doutorado, administrados pela Comissão de Pesquisa da unidade.