Coronavírus: Pró-reitorias de Pesquisa e de Cultura e Extensão divulgam diretrizes para futuras atividades

Com a pandemia de Covid-19, eventos, prazos e metodologias de trabalho precisarão ser revistos

As medidas de prevenção ao coronavírus requerem distanciamento social, ou seja, redução dos encontros presenciais. No entanto, os pilares que sustentam a Universidade – ensino, pesquisa e extensão – continuam presentes, adaptando os programas e atividades com o auxílio da tecnologia. Além de novas rotinas para a graduação e para a pós-graduação, a Cultura e Extensão e a Pesquisa também terão seus cronogramas alterados.

Em nota, a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) recomendou aos pesquisadores – professores, alunos de iniciação científica e pós-doutorandos – que mantenham seus trabalhos na medida do possível, evitando o contato presencial. Um novo plano de estudos e pesquisa deve ser traçado em conjunto com os orientadores, visando minimizar os efeitos do isolamento social.

Para aqueles que podem interromper a pesquisa sem prejuízos à ciência, é recomendável que o façam.

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), responsável pela organização de diversos eventos nos campi, também se pronunciou, anunciando as alterações em suas atividades.

Entre as medidas administrativas estão o cancelamento das reservas dos auditórios István Jancsó e Camargo Guarnieri; a possibilidade de adiar os eventos financiados pela PRCEU, com justificativa na prestação de contas; a dispensa de estagiários e a liberação para teletrabalho (home office) de servidores com mais de 60 anos de idade e servidores com filhos menores de 10 anos.

Os eventos do Programa USP 60+ estão cancelados até 30 de abril, podendo haver extensão desse prazo, de acordo com a evolução da pandemia. Além disso, o prazo de inscrição para o Nascente 2020 também pode ser adiado. A previsão é de que terá início em 4 de maio.

A Feira USP e as Profissões foi cancelada em Lorena e transferida para a primeira semana de setembro na capital. As atividades suspensas incluem as visitas monitoradas, os encontros presenciais de cursos de extensão e as atividades culturais como Giro Cultural, apresentações do TUSP, OSUSP e CINUSP, entre outros.

Atualizações serão divulgadas no site da PRCEU e no site da PRP.

Foto: site da PRCEU

Para mais informações sobre a reorganização das atividades da USP durante a pandemia de Covid-19, acesse o site coronavirus.usp.brConsulte também as medidas tomadas pela ECA para a manutenção das atividades administrativas e acadêmicas da unidade durante todo o período de combate ao novo coronavírus.

Texto: Maria Eduarda Nogueira

Foto de capa: Cecília Bastos/USP Imagens