Semana da Consciência Negra da ECA faz chamada para trabalhos

A Escola de Comunicações e Artes convida discentes e docentes para refletir sobre as implicações das representações na mídia e nas artes em relação à conjuntura e aos problemas que afetam as comunidades negras no Brasil, na primeira edição da Semana da Consciência Negra, que acontece entre os dias 21 a 24 de novembro.

A iniciativa faz parte da política pró-diversidade da ECA e enfocará esta temática geral articulada com questões como a violência e o genocídio da juventude negra; as territorialidades; medidas e políticas educativas como a Lei 10.639/2003; as políticas de ações afirmativas; a representatividade da população negra nos campos político e jurídico e também trabalhos que enfoquem de forma geral a afrodescendência na arte e nos meios de comunicação.

O evento conta com o apoio do NEINB (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro), do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e do NCE (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA.

Como participar

A Semana da Consciência Negra reunirá os interessados em mesas de diálogo com apresentações orais. Podem participar docentes e discentes de graduação ou pós-graduação da ECA que realizem projetos de pesquisa (em andamento ou trabalhos concluídos) relacionados à temática em debate. Quem tiver interesse em participar do evento deve enviar uma proposta de comunicação até o dia 5 de novembro para o e-mail:diversidadenaeca@gmail.com.

As propostas deverão conter: a) título do trabalho, autor(es)/a(s) e vínculo institucional (aluno/a de graduação, aluno/a de pós-graduação, docente, departamento/unidade), b) e-mail; c) resumo com até 15 linhas em formato word, fonte Arial, tamanho 12; d) três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.