Programa de Cooperação Acadêmica lança livro durante seminário internacional

No dia 15 de agosto, às 14h, houve o lançamento do livro Entre comunicação e mediações: visões teóricas e empíricas, organizado pelos professores Eneus Trindade, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Mário Luiz Fernandes (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e Juciano de Sousa Lacerda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). A  obra é fruto do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) entre os Programas de Pós-Graduação em Comunicação de USP, UFMS e UFRN.  O livro traz contribuições de autores do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), como Maria Immacolata Vassalo de Lopes, Clotilde Perez, Roseli Figaro, Luciano Victor Barros Maluly e Maria Cristina Mungioli, além de outros autores da UFMS e UFRN. A  publicação é feita em co-edição com a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e foi lançada durante o II Seminário Internacional PROCAD Capes Comunicação e Mediações - USP, UFRN, UFMS: mediações, estudos visuais e humanismo latino-americano, ministrado pelo professor Fernando Contreras, da Universidade de Sevilha, Espanha.

O livro abrange o trabalho acadêmico que as Universidades realizam juntas e traz autoras e autores que têm se distinguido na investigação da comunicação no Brasil e na América Latina, ao mesmo tempo em que pesquisadoras e pesquisadores jovens vêm abrindo trilhas importantes de cultura investigativa. A publicação também possui a participação do pesquisador mexicano Raúl Fuentes Navarro, professor emérito da Universidade Jesuíta de Guadalajara, construtor do maior banco de dados acadêmico sobre a pesquisa em comunicação no seu país, o CCDOC Iteso, além de ser produtor de trabalhos de referência sobre o campo, sobretudo, na sistematização do estado da pesquisa em comunicação na região.

Dividida em três partes, a obra traz um panorama da comunicação como ferramenta de mediação. A primeira parte, Visões teóricas: entre comunicação e mediações, está composta por artigos que defendem a possibilidade das mediações culturais como um modelo teórico que dá conta de explicar fenômenos comunicacionais. Já a segunda parte, Entre comunicação e mediações: o local como mediação, tem como foco os trabalhos em contexto brasileiro, bem como produtos culturais nacionais que se refletem nas institucionalidades das empresas de comunicação do país. E por último, na terceira parte do livro, Entre comunicação e mediações: as mediações nos locais, discutem-se os fenômenos das mediações comunicacionais nos contextos locais. Acesse na íntegra aqui

Eneus Trindade, um dos organizadores da publicação, destaca em um dos trechos do livro como mediação e midiatização andam lado a lado. Além disso, reflete sobre a potência das mídias em impactar a sociedade de um modo geral: "a midiatização percebe nas apropriações do sujeito uma estrutura que depende de contextos, temporalidades e uma lógica institucional/ ideológica que via interações, por meio de dispositivos comunicacionais, mobilizam padrões culturais, práticas de sociabilidade, institucionalizam lógicas políticas, crenças e percepções. Parece que as mediações respondem sobre o que as pessoas fazem com a comunicação. E a midiatização responde às questões sobre quais tipos de operações, estruturas e processos lógicos que as mídias instituem valores nas culturas e sociedades."

Eneus Trindade é um organizadores do livro lançado durante o seminário internacional. Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Sobre o PROCAD

O Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD) é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e vincula três programas de pós-graduação em comunicação, visando o intercâmbio e o desenvolvimento mútuo das instituições envolvidas, que são: USP, com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o Programa de Pós-Graduação em Estudo da Mídia (PPGEM) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM).

O PROCAD trabalha a temática das mediações, buscando o aperfeiçoamento contínuo do ensino e pesquisa, além de formulações teórico-metodológicas centradas à compreensão das produções culturais midiáticas e processos comunicacionais nas regiões a partir do eixo de pesquisa em foco.

Um ponto importante é que ele se configura como uma oportunidade de partilha de conhecimentos das múltiplas linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação envolvidos, e também com intercâmbios de docentes e alunos a partir das missões e encontros, possibilitando o desenvolvimento e transformação de recursos humanos com alta qualidade. Também visa criar condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o programa, tendo acesso às temáticas das pesquisas em andamento.