Professor da ECA participa de debate sobre o projeto ImagineRio

José Teixeira Coelho Netto, professor emérito da ECA e coordenador do Grupo de estudos Humanidades Computacionais do Instituto de Estudos Avançados (IEA), será moderador do debate Imaginários Cronotópicos e as Humanidades Espaciais: Um Projeto, que acontece no próximo dia 2 de junho na sala de eventos do IEA. O evento conta com a participação de Farès el-Dahdah, da Rice University, dos Estados Unidos.

Na ocasião, será apresentado o projeto ImagineRio, atlas virtual que mostra a evolução espacial e urbana da cidade do Rio de Janeiro ao longo de toda sua história, tal como existiu e como foi imaginada, a partir de arquivos iconográficos, cartográficos e arquiteturais. Vistas da cidade realizadas por artistas, mapas feitos por cartógrafos historiadores e plantas desenhadas por arquitetos compõem esta plataforma interativa que foi criada como parte do projeto do Humanities Research Center da Rice University.

Mapa interativo do projeto ImagineRio, da Rice University

Haverá transmissão ao vivo on-line e El-Dahdah fará sua palestra em português. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever em formulário disponibilizado pela organização do evento.

Com informações do Instituto de Estudos Avançados