Docente de Música lança álbum com a Orquestra Sinfônica de São Paulo

Álbum foi gravado ao longo das temporadas da Osesp de 2009, 2014 e 2018 e está disponível para download gratuito

 

Ronaldo Miranda, professor de Composição Musical do Departamento de Música (CMU), lança seu novo CD, em comemoração aos seus 70 anos, com o selo Osesp. O álbum é composto por peças que Miranda executou com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) em diferentes temporadas ao longo dos últimos anos. São elas:  Variações Temporais - Beethoven Revisitado, de 2014; Seis Cantos de Lorca, de 2018; e Concerto para violino e orquestra, de 2009. 

Dono de uma vasta carreira na música erudita, Miranda iniciou sua trajetória como crítico de música do Jornal do Brasil e intensificou seu trabalho como compositor a partir de 1977, quando obteve o 1º prêmio no Concurso de Composição para a II Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na categoria Música de Câmara.

Nos anos seguintes, recebeu inúmeros prêmios em concursos nacionais de composição e também o Troféu Golfinho de Ouro, em 1981, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido premiado duas vezes pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo (APCA), em 1982 e em 2006. Em setembro de 2001, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo lhe concedeu o Troféu Carlos Gomes, como melhor compositor do ano.

Miranda participou de importantes festivais internacionais como o World Music Days, em Aarhus, Dinamarca (1983); a X Bienal de Música de Berlim (1985); o Sonidos de las Americas/Brasil, no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1996); e a Semana de Música Brasileira, realizada na Hochschule für Musik, em Karlsruhe, Alemanha (2000), entre muitos outros. 

O álbum completo pode ser baixado de forma gratuita no site da Osesp.