Professor do CCA organiza coletânea sobre Educomunicação

O professor Adilson Citelli, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), lançou no último dia 7 de setembro, em Curitiba, durante o 40º Congresso Intercom, o mais recente livro que organizou, Comunicação e Educação: Os desafios da aceleração social do tempo, que integra a coleção Educomunicação, da Editora Paulinas. O volume é produto das pesquisas do grupo de estudos que Citelli coordena, com mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, que desde 2015 vêm desenvolvendo trabalhos sobre questões relacionadas ao tempo e como este “repercute e influência no cotidiano das pessoas”, conforme revela o docente em entrevista ao jornalista Dodô Calixto.

No livro, Citelli reúne artigos de 10 pesquisadores, no sentido de discutir como a aceleração social do tempo, marcada pelo desenvolvimento das redes digitais e pela vida permanentemente conectada, “adentra os circuitos da educação, seja ela formal ou não formal”, especialmente considerando como este conceito se opõe aos ritmos que tradicionalmente acompanham os discursos escolares e à própria escola, espaço associado geralmente às ideias de reflexão e maturação do conhecimento, como afirma o professor na apresentação do livro.

Adilson Citelli, do CCA, organiza coletânea sobre Educomunicação. Foto: ABPEducom

Assim, a obra apresenta artigos de temas diversos, como a rotina pedagógica na educação básica diante dessa aceleração, a percepção dos professores diante dos memes de internet, a conectividade em alunos de cursinhos populares e o uso de dispositivos móveis por agentes pastorais, entre outros temas.

“Essa obra é importante porque com ela estamos sistematizando estudos sobre a presença de um tempo socialmente acelerado no âmbito da escola”, afirma Citelli.

O livro tem 177 páginas e pode ser comprado no site da Editora Paulinas.