Professor do CJE lança livro sobre jornalismo esportivo

Luciano Maluly, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), acaba de lançar seu novo livro, Jornalismo Esportivo: Princípios e Técnicas, que é fruto de pesquisas realizadas pelo docente desde seu doutorado à livre-docência, defendida em 2016. O lançamento ocorre no São Cristóvão (Rua Aspicuelta, 333, Vila Madalena), às 19h, bar temático de futebol e local tradicional para o lançamento de livros sobre esportes, ocasião na qual haverá venda e assinatura dos volumes.

No livro, o autor discute a atual cobertura de esportes realizada pela mídia, abordando seus princípios e técnicas e revisando alguns conceitos. A partir desta análise, ele propõe uma ampliação do jornalismo esportivo, buscando incentivar uma atuação que vá além de olhar para as modalidades predominantemente a partir de um aspecto competitivo e aborde as atividades físicas cotidianas, voltadas para o lazer e o turismo, por exemplo.

Para Maluly, a importância do livro reside em facilitar o trabalho do jornalista esportivo, dando meios para que este possa “estimular e divulgar a prática esportiva, ao invés de falar só sobre resultados”. Nesse sentido, o autor afirma que a cobertura esportiva começaria, portanto, “a direcionar o esporte não apenas para a ideia de competição, mas também como um direito fundamental do cidadão”, explica.

O livro foi realizado de maneira autoral, ou seja, Maluly não só escreveu como também se responsabilizou por grande parte do processo de edição e produção.