Professor do CRP lança livro sobre o impacto das fake news na opinião pública

Procurando entender a abundância de informações geradas no meio digital e seu impacto na opinião pública, o professor Luiz Alberto de Farias, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), lança o livro Opiniões Voláteis: Opinião Pública e Construção de Sentido.

A obra é dividida em cinco capítulos que envolvem conceitos de relações públicas e também sobre a pesquisa e produção de opinião pública no Brasil. O docente também fala sobre o fenômeno das fake news, que se relacionam diretamente com a abundância de informações geradas na internet e a dificuldade de verificação de todos esses dados. 

Em entrevista à Universidade Metodista, da qual é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação, o docente explica que “aspectos midiáticos, influência da imprensa na formação da opinião dos públicos e presença das redes sociais são analisadas frente a questões como etnicidade e intolerância, em momentos nos quais as transformações da sociedade passam por debates mais constantes, ainda que mais superficiais.”

A apresentação da obra foi feita pelo também professor do CRP, Eneus Trindade. O livro foi lançado no dia 6 de maio na Feira de Livros da Metodista e no dia 7 na Faculdade Cásper Líbero durante o 13º Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.