Professor do CTR lança livro com resultados de pesquisa em cinema e história

A Cinemateca Brasileira promove o lançamento do livro Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética (Editora Sulina), organizado por Eduardo Morettin, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), em colaboração com as pós-doutorandas Danielle Crepaldi Carvalho e Lúcia Monteiro, da ECA, Margarida Adamatti, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), e Carolina Amaral de Aguiar. O evento acontece no dia 15 de março, às 19h, e contará ainda com a exibição do curta-metragem Maioria Absoluta (1964), de Leon Hirszman, seguida de debate com os organizadores.

A obra apresenta análises de filmes de diferentes épocas e contextos (Argélia, Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, México, Uruguai), gêneros (documentário, suspense, melodrama, chanchada, filmes amadores), diretores (Glauber Rocha, Lars von Trier, José Carlos Burle) e espaços de circulação (vídeos populares, festivais e clubes de cinema). “Em todos os textos encontramos muitas possibilidades de articular pesquisa histórica e análise fílmica, aqui entendida, como já disse, como principal método para se constituir o conhecimento histórico”, escreve Morettin na apresentação.

Dividido em quatro partes Figurações, história e análise fílmica, Arquivos cinematográficos: filmes sem filmes, (Re)visões historiográficas e A historicidade das imagens, o livro apresenta parte dos resultados de pesquisa do grupo História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação, coordenado desde 2005 por Morettin e Marcos Napolitano, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Cinemateca Brasileira promove o lançamento do livro Cinema e história: circularidades, arquivos e experiência estética. Foto: Divulgação

Serviço:
Lançamento do livro Cinema e história: Circularidades, arquivos e experiência estética e exibição do filme Maioria Absoluta

Data: 15 de março
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana)
O evento tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria.