Professor do CTR publica livro sobre cinema e ditaduras

Eduardo Morettin, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) publica livro O cinema e as ditaduras militares – contexto, memórias e representações audiovisuais, organizado por ele e pelo professor Marcos Napolitano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) entre diversos outros autores. O livro, publicado pela editora Intermeios, aborda os resultados de três anos de pesquisa do projeto Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar, do grupo de pesquisa do CNPq História e Audiovisual.

A obra busca discutir relações que existem entre a história e o cinema a partir de filmes ficcionais, documentários e minisséries que tenham conteúdo da ditadura no Brasil, Chile ou Argentina. Segundo Eduardo Morettin, “Quando se trabalha as relações entre cinema e história, que é meu campo de pesquisa, pode-se trabalhar de diferentes maneiras, uma delas é pensando o filme como fonte histórica da época”. Os autores propõem um debate frente à novas perspectivas e pesquisas históricas relacionadas à ditadura em outras épocas.

 O livro se apoia na premissa de que o cinema é uma fonte de produção histórica, pois suas narrativas dialogam com a história política da América Latina. Ressaltam-se, nesse sentido, as teorias e metodologias do audiovisual que estudam o conteúdo fílmico, que passa a ser considerado como  um documento histórico a partir de suas representações.

Cada capítulo refere-se a um tópico específico e é feito por algum escritor diferente do grupo de pesquisa, como exemplo, o quinto capítulo traz o tema Anos Rebeldes: melodrama, imagens de arquivo, e uma memória da ditadura militar no Brasil, sobre minissérie exibida na TV, por Mônica Almeida Kornis; o penúltimo capítulo, de nome Subversão, clandestinidade e farsa: o cinema de solidariedade ao Chile e suas estratégias, escrito por Carolina Amaral de Aguiar, aborda filmes feitos por outros países que denunciavam a ditadura chilena.

O livro pode ser encontrado na Editora Intermeios e na Amazon.

O cinema e as ditaduras militares
Eduardo Morettin e Marcos Napolitano (org.)
Editora Intermeios