Professor e ex-aluno da ECA lançam livro para jornalismo em rádio

No próximo sábado, dia 20 de outubro, acontece o lançamento do livro Roteiros em Radiojornalismo, de Luciano Victor Barros Maluly, professor de radiojornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e de Rafael Duarte Oliveira Venâncio, ex-aluno da ECA e professor na Universidade Federal de Uberlândia. O evento será no Bar Villa Imperial, no bairro paulistano de Higienópolis.

Roteiros em Radiojornalismo discute conceitos e aponta novas técnicas para a produção de programas de radiojornais. “Por exemplo, algumas técnicas para desenvolvimento de programa de debates. Desde a escolha dos entrevistados até a forma como você estrutura o programa, como formula as entrevistas”, diz Luciano Maluly.

Ele afirma que tentou levar o conteúdo ensinado em sala de aula para facilitar o caminho para a produção de um programa em radiojornalismo. “O livro é como se fosse um guia, tanto para iniciantes no rádio, como para profissionais que desejam se reciclar ou que nunca trabalharam com rádio”.

Além do conteúdo, houve a preocupação com o formato e o tamanho do livro, que está sendo lançado com parceria da Amazon, que irá publicá-lo também no formato digital. Segundo o professor, eles não queriam fazer um livro maçante: “a gente foi editando para não ficar um livro de 300, 400 páginas. Para ser um livro um pouco mais sucinto”, explica o docente.

Capa do livro Roteiros em Radiojornalismo, de Luciano Maluly, docente do CJE e Rafael Venâncio. Imagem: Reprodução

Serviço:
Lançamento do livro Roteiros em Radiojornalismo

Data: 20 de outubro
Local: Bar Villa Imperial (Rua Maria Antônia, 368, São Paulo)