Professor Norval Baitelo faz palestra inaugural para alunos do PPGCOM

O Programa de Pós-Graduação de Ciências da Comunicação (PPGCOM), da ECA,  realizou no dia 5/4 a abertura do ano letivo com uma palestra realizada pelo professor Norval Baitelo, da PUC/SP,   intitulada  As Ciências da Comunicação como Ciências da Cultura (e a Pesquisa em Comunicação no Estado de São Paulo).

Calcado em uma série de exemplos que aliam estudos em comunicação a áreas diversas, como a biologia, a sociologia e a neurociência, o professor enfatizou o valor da interdisciplinaridade para a evolução do campo de pesquisa. Essa interdisciplinaridade, assim como uma necessária dose de “coragem para romper barreiras” já estabelecidas na área, abre inúmeras possibilidades de investigação que podem nos conduzir a um “mundo de absoluta surpresa”. Para tal, Baitello reconhece a urgência por “mais ousadia metodológica” na pesquisa em comunicação, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

(da esp. p/ dir.) Professores Norval Baitelo e Eneus Trindade

Norval Baitello Júnior é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando na pós-graduação em Comunicação e Semiótica. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP e professor-convidado das Universidades de Viena, Sevilha, São Petersburgo, Autónoma de Barcelona e Évora. Fundou e dirige o Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC desde 1992.

Texto: Susano Sato
Fotos: Eduardo Peñuela