ECA na mídia: Clotilde Perez fala sobre semiótica para jornal O Globo

Clotilde Perez, especialista em semiótica e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) foi entrevistada para o jornal O Globo a respeito de sua palestra sobre O espírito do tempo, realizada no último dia 20 de novembro no Rio de Janeiro. Espírito do tempo, termo derivado do conceito alemão Zeitgeist, significa uma espécie de clima temporal dado por características intelectuais e culturais no mundo.  Nesta entrevista, Clotilde fala a respeito do conceito de estética como conceito grego, e como esse termo foi modificado ao longo dos anos.

A professora explica ainda que a semiótica é um conceito que trabalha os signos e estuda a interpretação do ser humano em relação a eles analisando o potencial comunicativo por meio de cores, formas e luminosidade, e ainda sobre como, para além da habilidade de nos comunicar através da fala, o uso de símbolos é o que nos diferencia dos outros animais. "Usamos a linguagem dos signos desde sempre, desde a pintura rupestre, que também era uma forma de se comunicar. Somos signos por sermos seres da linguagem".

Ademais, discorre também sobre como a semiótica se aplica na construção da identidade e dos jovens a partir do espírito do tempo e de como os signos se relacionam à publicidade e os desafios de se produzir propaganda nos dias atuais.

A entrevista completa está disponível aqui.