Professora do CBD recebe título de Cidadã Paulistana

Na última semana, dia 19, Nair Yumiko Kobashi, professora do Departamento de Informação e Cultura (CBD), recebeu o título de Cidadã Paulistana, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo. O decreto foi proposto pelo vereador Toninho Vespoli, que destacou, na justificativa, “o empenho e dedicação à educação e à pesquisa para o desenvolvimento humano dentro da cidade de São Paulo”.

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB) cumprimentou a professora Nair Kobashi, por meio de rede social: “A Ciência da Informação e a Biblioteconomia brasileiras se engrandecem na grandeza e excelência da querida Nair Kobashi. Grande profissional, grande pesquisadora, grande docente, que marcou nossa representação de área na CAPES, e que sempre atua organicamente em favor do crescimento e fortalecimento do nosso campo científico.”

Em declaração ao Laboratório Agência de Comunicação da ECA, a professora afirmou estar feliz com a honraria e com a presença de alunos e de ex-alunos do CBD, docentes e funcionários da ECA, na cerimônia. Agradeceu a homenagem que os alunos fizeram no dia da entrega do título e afirmou que  o compartilha com “tod@s que lutam por democracia, por educação libertária”. “Foi uma noite memorável! Minha gratidão a todos”, concluiu.

Professora do CBD, Nair Kobashi, na cerimônia de entrega do título de Cidadã Paulistana. Foto: Reprodução/YouTube

Nair Yumiko Kobashi é formada em Biblioteconomia e em Jornalismo pela ECA, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela mesma Escola. Já foi membro do Conselho Consultivo da ANCIB e coordenadora adjunta da área de Ciências Sociais Aplicadas I, na CAPES. Antes de graduar-se pela ECA, foi estudante da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da USP, mas interrompeu o curso devido ao Ato Institucional Nº 5. Em 1972, foi presa politicamente.