Professora Margarida Kunsch é a nova pró-reitora adjunta de cultura e extensão

Professora titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e ex-diretora da ECA, Margarida Maria Krohling Kunsch é a nova pró-reitora adjunta da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Ela assumiu junto com Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru, que foi indicada para o cargo de pró-reitora.

As nomeações aconteceram na última terça (13), durante a primeira reunião do Conselho Universitário presidida pelo reitor Vahan Agopyan, quando foram aprovados os novos pró-reitores da Universidade para as áreas de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária. Os novos pró-reitores estarão à frente das pastas durante 2018 e 2019.

Foto: Eduardo Peñuela

Margarida Kunsch é mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docência em Teorias e Processos de Comunicação Institucional pela ECA-USP. É professora titular desde 2005, quando obteve o título com a apresentação da aula de erudição sobre Relações públicas e comunicação organizacional: interfaces e perspectivas como campos acadêmicos de estudos.

É autora de vasta produção em Ciências da Comunicação e em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Foi organizadora de obras coletivas resultando na publicação de 38 coletâneas. Publicou três livros próprios, 85 capítulos de livros e 32 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Obteve até o presente 4.155 citações de suas obras em 223 trabalhos, segundo dados do Google Scholar. Formou 21 mestres e 28 doutores (três dos quais em cotutela da ECA-USP e de universidades da Espanha e da França) e supervisionou 9 pós-doutorados.

Já ocupou cargos de liderança em entidades científicas como presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (Alaic), Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp), Confederação Ibero-Americana de Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Confibercom) e Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). Também é criadora e diretora das revistas científicas Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, da ECA, e Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, da Alaic.

Foi diretora da ECA (2013-2017), chefe do CRP (2010-2013), presidente da Comissão de Pós-Graduação (2009-2010) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (2006-2010), entre outros cargos. Na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária desenvolverá a função de pró-reitora adjunta em parceria com a pró-reitora titular, sendo que a ênfase de atuação será na área da cultura.