Docentes do CAC ganham prêmio da Cooperativa Paulista de Dança

As professoras Andreia Nhur e Helena Bastos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), foram vencedoras do Prêmio Denilto Gomes 2017, da Cooperativa Paulista de Dança (CPD). Em sua quinta edição, o prêmio foi criado com o propósito de reconhecer o artista da dança e ampliar as ações da própria CPD. O resultado foi divulgado ontem no site da entidade e a entrega da premiação acontece no dia 6 de dezembro, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

Andreia Nhur foi premiada na categoria Melhor Intérprete de Dança, pelo espetáculo Peças Fáceis, do Grupo Pró-Posição. Na peça, Nhur contracena com a mãe, a bailarina e coreógrafa Janice Vieira, e juntas recriam no palco peças musicais em uma ciranda de memórias familiares e culturais para se ouvir e dançar. Denominado pelas artistas de “plataforma sonorocoreográfica”, Peças Fáceis traz minuetos de Bach e Petzold executados em violão e pandeiro por Andreia e com castanholas e acordeom por Janice, em momentos solos e conjuntos.

Andréia Nhur venceu na categoria Intérprete, pelo trabalho em Peças Fáceis

Graduada em dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com mestrado de doutorado em semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-USP), Andreia Nhur é professora do CAC desde 2013, atuando nas disciplinas Poéticas do Corpo e da Voz e Poéticas do Gesto e da Palavra.

Helena Bastos venceu na categoria Criação em Dança, com a peça Nufricar, desenvolvida com o Grupo Musicanoar. Contemplado na 20ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, Nufricar move-se na perspectiva de entender a temporalidade nos corpos e, dessa maneira, perceber como o corpo lida com as vivências quando se dispõe a recordar. O espetáculo foi criado pela docente e pelo coreógrafo Raul Rachou, que são acompanhados pelo músico Tomás Bastos.

Helena Bastos e o grupo Musicanoar venceram na categoria Criação em Dança

Professora da ECA desde 2003, Helena Bastos é atualmente coordenadora do curso de graduação em Artes Cênicas. Desde 2006, coordena o grupo de pesquisa Laboratório de Dramaturgia do Corpo (LADCOR), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA.

Fotos: Divulgação/TUSP