Professores da ECA expõem fotografias de um ano no Japão

Até o dia 23 de setembro está em cartaz a exposição Olhares Cruzados, dos fotógrafos e professores Atílio José Avancini, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e de Joel La Laina Sene, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). A mostra está no Solo Sagrado de Guarapiranga, zona sul de São Paulo.

La Laina e Avancini ministraram aulas de cultura brasileira durante um ano na Kyoto University Foreign Studies. Avancini em 2006 e La Laina em 2009. “Foi meu último trabalho em preto e branco, que consistia em revelar as fotos, você mesmo ampliar; era todo um trabalho artesanal”, afirma Avancini. “As minhas fotos são do livro Entre gueixas e samurais, publicado em 2008 (Edusp, 2008)”. Já as fotos de La Laina, de 2009, são coloridas e possuem “um olhar de sequência de imagens, mais cinematográfico”, de acordo com o professor do CJE.

Foto: Joel La Laina

Foto: Atílio Avancini

O nome da exposição foi dado por Michiko Okano, professora da Unifesp e uma das curadoras da mostra. “Ela achou que seria interessante esse nome porque são dois olhares de dois fotógrafos”, afirma Avancini. “Além do que o meu trabalho é preto e branco e o dele é colorido, é interessante esse tipo de cruzado”, conclui.

A exposição foi organizada pela Fundação Mokiti Okada para celebrar os 110 anos de imigração japonesa no Brasil.

Serviço:
Exposição Olhares Cruzados

Data: até 23 de setembro
Horário: as visitas devem ser agendadas pelo telefone (11) 5087-5091 ou por e-mail
Local: Solo Sagrado de Guarapiranga (Avenida Professor Hermann Von Lhering, 6567, São Paulo)