Docentes da ECA participam de encontro da Compós

Entre os dias 5 e 8 de junho, professores dos Departamentos de Comunicações e Artes (CCA), Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Jornalismo e Editoração (CJE) e Cinema, Rádio e Televisão (CTR) participam do 27º encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós). O evento foi sediado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Durante o evento, os docentes puderam expor seus trabalhos em diferentes grupos de trabalho. Richard Romancini, do CCA, e a pesquisadora Fernanda Castilho apresentaram o paper REDES ANTISSOCIAIS: a hashtag #escolasempartido no Twitter, com o objetivo de analisar como apoiadores e indivíduos contrários ao movimento Escola Sem Partido debateram o tema no Twitter. Já a professora sênior do CCA Maria Immacolata Vassallo de Lopes e a pesquisadora Clarice Greco Alves apresentaram o trabalho FANFIC, ADAPTAÇÃO E TRANSCRIAÇÃO: os fãs de O Fantasma da Ópera, em grupo de trabalho coordenado por Roseli Figaro, também do CCA. O artigo analisa as histórias escritas pelos fãs de O Fantasma da Ópera.

Dois trabalhos pertenciam à área de audiovisual: Irene de Araújo Machado, professora do CCA, participou do grupo de trabalho sobre Comunicação e Experiência Estética com o artigo Aventura do Cinema em Tradução Audiovisual, que examina, em análise empírica, a experiência estética audiovisual do filme 16mm, de Daniel Steegma. Já Eduardo Vicente, docente do CTR, apresentou um breve olhar sobre o desenvolvimento histórico e a produção atual de podcasts com o paper DO RÁDIO AO PODCAST: as novas práticas de produção e consumo de áudio. Além disso, Eduardo Victorio Morettin também participou do evento como vice coordenador do grupo de trabalho sobre Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual.

Encontro anual da Compós recebeu oito trabalhos de professores da ECA. Foto: Divulgação/Compós

Três dimensões para compreender as mediações comunicacionais do consumo na contemporaneidade é o título do trabalho apresentado pelos professores Clotilde Perez e Eneus Trindade, ambos do CRP. O artigo busca situar os fenômenos do consumo e sua pertinência ao campo da comunicação.

Três professores do CJE participam desta edição da Compós: Elizabeth Saad apresentou o artigo SUJEITO DADOS: apontamentos para a discussão do jornalismo no cenário Big Data, ao lado da pesquisadora Mayanna Estevanim; Ciro Marcondes Filho participou com o trabalho PEQUENAS PERCEPÇÕES, GRANDES MUDANÇAS: sobre a solidão, o tédio e a angústia dos jovens na era das altas tecnologias, e Rosana de Lima Soares apresentou, ao lado de Ivan Paganotti, o trabalho UMA META PARA A CRÍTICA DA MÍDIA: propostas metacríticas.

Fundada em 1991, a Compós congrega como associados os Programas de Pós-Graduação em Comunicação em nível de mestrado e/ou doutorado de instituições de ensino superior públicas e privadas. A entidade tem como objetivos principais o fortalecimento e qualificação da pós-graduação em comunicação, a integração e intercâmbio entre os programas existentes, bem como o apoio à implantação de novos programas no Brasil.