Professores da ECA participam do livro Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação

Neste mês, professores da ECA participaram da elaboração de um capítulo do livro Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação, organizado por Artur Rozestraten, Marcos Beccari e Rogério de Almeida. São eles: Rosana de Lima Soares, professora do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e uma das líderes do MidiAto, e Eduardo Vicente, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Ambos publicaram o capítulo São Paulo na canção: notas para uma geografia musical da metrópole.

A antologia reúne textos que estão relacionados aos imaginários nas áreas de arte, educação e design, contando com 30 autores, 15 universidades e 16 grupos de pesquisa para tratar desses temas, que acabam por se relacionar. A obra vem sendo divulgada também por meio de um podcast, que pode ser ouvido aqui.

O capítulo de Soares e Vicente reflete sobre a forma pela qual a cidade de São Paulo tem sido retratada nas canções de alguns dos compositores populares que nasceram, viveram ou apenas percorreram de forma mais demorada as ruas e avenidas dessa metrópole. "Nesse percurso, tentaremos destacar como suas obras refletem, em letras e melodias, algo da dura geografia da cidade, de suas contradições e fronteiras, e como isso influencia a vivência e experiência das pessoas nessa cidade", afirmam os autores no início do capítulo.

A obra pode ser lida na íntegra no Portal de Livros Abertos da USP.

thumbnail