Professores da ECA participam do SPeCTReSS

Os professores Vitor Blotta, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e Luiz Fernando Ramos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC) participarão do seminário SPeCTReSS - Social Performances of Cultural Trauma and the Rebuilding of Solid Sovereignties & XII Symposium of Irish Studies in South America, que será sediado na USP entre os dias 22 e 25 de agosto, com o tema Rethinking cultural trauma from transnational perspectives.

Blotta irá participar da mesa redonda Narratives of Trauma and Discourses of The Nation, que ocorre no dia 23 de agosto, às 9h, onde apresentará o trabalho You will never understand: The monopoly of the place of speech through cultural trauma narratives in Brazil and Croatia. Além dele, estarão na mesa Sérgio Adorno, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e Juergen Barkoff, da Trinity College Dublin.

Já Luiz Fernando Ramos mediará a palestra de Eunan O'Halpin, da Trinity College Dublin, que ocorre no dia 23 de agosto, às 14h, bem como a mesa redonda Writing and Performing the Nation, no dia 24 de agosto, às 9h, e que conta com a participação de Munira H. Mutran, professora da FFLCH e Mariana Bolfarine, diretora administrativa da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses.

O objetivo do SPeCTReSS é discutir os estudos do projeto conjunto entre USP, Trinity College Dublin (Irlanda), Rurh-Universität Bochum (Alemanha), Jagiellonian University (Polônia), University of Tartu (Estônia), Zagreb University (Croácia), Jawaharlal Nehru Univesity (Índia), Yale University (Estados Unidos) e University of Tokyo (Japão), cuja proposta é pesquisar os conceitos de "trauma cultural" e identidades nacionais, focando no modo como a arte e a cultura assistem e revelam o processo do trauma.

O evento é organizado pela Cátedra de Estudos Irlandeses e pela Associação Brasileira de Estudos Irlandeses, com apoio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI). É gratuito e a programação completa pode ser encontrada aqui