Professores do CJE lançam livro

No dia 18 de abril, os professores Plínio Martins Filho e Marisa Midori Daecto, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), lançaram, durante o evento A Arte de Editar Textos, o livro Livros e Universidades.

A ideia para o livro surgiu, segundo os professores, após o Simpósio Internacional Livros e Universidades, que reuniu na ECA, em 2012, editores de grandes universidades internacionais, como Yale e Cambridge e estudiosos do mercado editorial. Na tentativa de registrar as conferências, os professores perceberam que a publicação acabaria levantando, de maneira inédita no Brasil, um debate acerca da importância das editoras universitárias na formação cultural dos países, em seus aspectos históricos, educacionais e mercadológicos.

"O que se tem é a soma de esforços em uma perspectiva multidisciplinar, no sentido de se apresentar questionamentos, diagnósticos e algumas palavras de esperança sobre o futuro do livro e da edição científica", pontua a professora Marisa em seu blog.

O livro foi editado pela Editora ComArte, que, segundo o professor Plínio (dir.), é a "responsável por ensinar aos alunos a edição de livros". A publicação reúne mais de 20 autores, de diferentes países e universidades. Foto: Victória Martins