Professores e estudantes de Jornalismo lançam série de podcasts para combater fake news

ECA Contra as Fake News traz orientações de especialistas para identificar e evitar a propagação de notícias falsas

 

Com as eleições municipais, cresce o risco de proliferação das fake news. Contra essa ameaça, professores e estudantes da ECA se mobilizaram para produzir uma série de podcasts sobre o tema, com orientações para identificar, evitar e combater essa prática.   

Intitulada ECA Contra as Fake News, a série surgiu graças à iniciativa do professor Luciano Maluly, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e do doutorando Felipe Parra, também ecano. Maluly conta que se inspirou na campanha de combate às notícias falsas veiculada atualmente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o biólogo Átila Iamarino. O incentivo definitivo, explica, veio quando as pessoas começaram a lhe perguntar o que a ECA faz para combater as fake news.

Reunindo contribuições de professores, ex-estudantes e colaboradores de outras instituições acadêmicas, a série procura utilizar o conhecimento em defesa da democracia e da cidadania, de acordo com o docente. Segundo ele, os podcasts são gravados pelos próprios participantes a partir de um pequeno roteiro. Em cada episódio, o convidado tece suas considerações sobre o combate às fake news, em áudios que variam de 50 segundos a pouco mais de oito minutos. Eles se apresentam, dão seu recado e finalizam com as palavras do projeto: “Esta é uma luta da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo contra a proliferação das fake news”. Os arremates de edição ficam por conta de Parra.

 

Cartaz de divulgação da série ECA contra as fake newsImagem: Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). 

 

Já estão no ar os episódios com participação dos professores Eugênio Bucci, Rosana de Lima Soares, Dennis de Oliveira, Elizabeth Saad Corrêa e o pós doutorando Rafael Duarte de Oliveira Venancio. De acordo com Maluly, a ideia é angariar o maior número possível de depoimentos, reunindo não só professores, alunos e ex-alunos da ECA, mas profissionais e pesquisadores de outras áreas além da comunicação, e também de outras instituições acadêmicas. Quem quiser contribuir pode entrar em contato com o professor Maluly pelo e-mail alterjor@gmail.com.

A série ECA Contra as Fake News está disponível na página eletrônica do programa Universidade 93,7 Mhz, produzido no CJE e transmitido pela Rádio USP, e também no Facebook e no Youtube. Em breve a produção estará na ECA TV e há planos de veicular os episódios na Rádio USP.

Nesta matéria do Jornal da USP, o professor Maluly e participantes dos primeiros episódios falam mais sobre a série e o papel de instituições da universidade no combate à desinformação. A reportagem também traz uma entrevista sobre o uso das fake news nas eleições com o professor Pablo Ortellado, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

 

Com informações do Jornal da USP.