Recepção aos calouros: programação na ECA tem palestras, jogos e bate-bapo com professores

Para receber seus 420 novos alunos e alunas e marcar o início do ano letivo, a ECA promove a Semana de Recepção aos Calouros que, neste ano, acontece entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Durante toda a semana, as aulas regulares são substituídas por palestras, bate-papo com veteranos e coordenadores de curso, visitas aos departamentos, ações sociais, exibição de de filmes, jogos e oficinas.

A Semana de Recepção aos Calouros é organizada pela Comissão de Graduação da ECA, por uma comissão formada por alunos veteranos e pelas entidades estudantis com o objetivo de acolher e integrar os novos estudantes ao ambiente universitário.

Mensagem de boas-vindas aos alunos ingressantes, publicada na página oficial da ECA no Facebook

Como tradicionalmente acontece todos os anos, alunos do curso de publicidade e propaganda, a pedido da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), desenvolveram uma campanha de recepção aos calouros de toda a USP. Chega mais, desenvolvida pelos estudantes Ana Cláudia Goulart, Isabela Durão, Giovanna Kalume, Matheus Massa, Mateus Rila e Rudi Solon, sob a supervisão do professor Dorinho Bastos, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) estará inserida em cartazes, faixas e mobiliários urbanos instalados nos diversos campi da Universidade. A PRG também disponibiliza aos ingressantes o Manual do Calouro.

A programação

A abertura oficial da Semana de Recepção aos Calouros da ECA está marcada para o dia 18 de fevereiro, às 9h, no Teatro Laboratório. Os estudantes serão recebidos pelo presidente da Comissão de Graduação, professor André Chaves de Melo Silva, e pelos coordenadores dos cursos de graduação. O objetivo é acolher e dar as boas-vindas aos  novos alunos, bem como oferecer uma visão geral sobre o funcionamento da Escola.

Pela primeira vez sem matrícula presencial, a tradicional recepção aos novos estudantes acontece também no dia 18, às 15h, quando alunos de todos os cursos da ECA estarão reunidos para uma tarde de muita tinta e festa. Nos demais dias da semana, a programação inclui jogos, como o Queimando Calourias e Caça ao Tesouro, apresentação das entidades estudantis e projetos de extensão. A atividade Ex-ecanos Ilustres proporcionará uma conversa com alunos formados pela ECA, contando suas experiências na Escola e na carreira profissional, no dia 20, às 18h. Haverá também uma palestra conjunta do Serviço de Graduação e da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), marcada para sexta-feira, dia 22, às 10h. A programação completa da Semana de Recepção aos Calouros da ECA está disponível aqui.

Alguns cursos irão organizar atividades específicas de recepção para os calouros de seus cursos. O curso de Educomunicação, por exemplo, realizará, uma extensão programação noturna, incluindo a Feira #OQueEducomFaz, no saguão do Prédio Central da ECA, e o trote solidário, com a arrecadação de produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade social nas ruas e corte e doação de cabelo para o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e para a organização Amor e Mechas.

Vídeo do LAC - Laboratório Agência de Comunicação ensina os calouros a chegar na ECA

Já os veteranos do curso de artes visuais preparam oficinas de lambe-lambe e estamparia, na quarta e quinta-feira, respectivamente. No Departamento de Música (CMU), a programação terá um recital com alunos veteranos e ingressantes no dia 21, às 15h, e uma aula inaugural com Marlui Miranda e Luiz Tatit, no dia 22, às 10h, entre outros eventos. No Departamento de Artes Cênicas (CAC), a recepção aos calouros terá, no dia 19, um diálogo sobre cotas raciais, às 15h. No dia 20, às 15h30, haverá uma conversa sobre intercâmbio em Artes Cênicas, seguida de um bate-papo com veteranos.

O curso de audiovisual promove três mesas de debates, a fim de tratar da presença das mulheres, negros e LGBTs no audiovisual, além de preparar exibições de filmes de ex-alunos e um cineclube, organizado pelo Pequi, grupo de estudos de animação. No Departamento de Informação e Cultura (CBD), alunos de Biblioteconomia preparam uma programação com rodas de conversa, encontros para orientação sobre os sistemas corporativos da USP e um piquenique.

A Biblioteca da ECA se preparou para oferecer, durante todo o mês março, atividades voltadas à recepção dos novos alunos, incluindo visitas guiadas ao acervo e salas de estudo. ​

Recepção dos intercambistas

No dia 18, às 13h, também acontece a recepção aos novos alunos intercambistas, que virão à ECA para estudos de graduação, pós-graduação e pesquisa. Os estudantes serão recebidos pela professora Cecília Antakly de Mello e pela agente de relações internacionais Thaise Desirree Braga Lucena da Silva, da CRInt. Neste semestre, haverá cerca de 30 intercambistas estudando na ECA, de diferentes países: México, Peru, Áustria, Espanha, Portugal, Argentina, Colômbia, Inglaterra, Uruguai, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, França, Coreia do Sul e Chile.

O LAC - Laboratório Agência de Comunicação, da Assistência de Comunicação e Relações Institucionais, fará a cobertura da Semana de Recepção aos Calouros na página oficial da ECA no Facebook e também nos perfis da Escola no Twitter e no LinkedIn.

Texto: Letícia Passarinho e Verônica Cristo
Arte de capa: Arissa Tasso, Nataly Camargo, Rodrigo Siqueira e Susana Sato