Projeto Intercâmbio Entre Universidades promove a apresentação de alunos de piano em outros campi

Visando promover o intercâmbio entre alunos de piano e incentivar a produção e o estudo musical, o projeto Intercâmbio Entre Universidades, vêm, desde 2016, realizando concertos na USP e em outras universidades do país.

Parceria entre a USP e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o projeto é coordenado, na ECA, pelo Laboratório de Piano do Departamento de Música (CMU), sob responsabilidade dos professores Luciana Sayure e Eduardo Monteiro. Desde o início do projeto, a Escola já recebeu alunos e já enviou estudantes de piano para promover recitais nas instituições parceiras.

Em todos os casos, segundo Luciana Sayure, acontece um recital na universidade de destino. Porém, a dinâmica dos intercâmbios se mostra algo bastante livre e, para além das apresentações, "o aluno leva aquilo que pode oferecer", sendo que, em alguns casos, são promovidas palestras e aulas sobre temáticas diversas.

"É muito produtivo e bem estimulante para os alunos", conta Luciana Sayure. "O único problema é a falta de recursos", explica, o que dificulta alguns dos intercâmbios. Ainda assim, neste primeiro semestre, a ECA já recebeu recitais de alunos da UNICAMP e da UFRGS, e receberá, até o fim do ano, alunos da Udesc. Além disso, a Escola promoverá recitais na UFSM e na Udesc nos próximos dias, bem como na Unicamp, em junho.

Sayure revela ainda que a intenção para os próximos anos é conseguir incluir na parceria a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), instituição com a qual os contatos já se mostraram avançados, porém ainda não foram concluídos. Também, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) é outra instituição planejada.

Recitais

Na última semana, o aluno Leandro Isaac, da ECA, promoveu dois recitais na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade do Estado de Santa Catarina, no âmbito do projeto. No dia 29 de maio, ele se apresentou no Auditório do Centro de Artes e Letras da UFSM, além de promover uma aula para um grupo de crianças. No dia 31 de maio, o músico se apresentou no Auditório do Departamento de Música da Udesc, além de promover uma palestra para alunos de graduação sobre as metodologias de estudo de piano.

No próximo dia 12 de junho, às 12h30, estudantes de piano do CMU se apresentam no Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP.

Aluno do CMU, Leandro Isaac já se apresentou na UFSM e na UDESC