Projeto UAIFAI de economia criativa é parceiro de diversas universidades pelo mundo

O grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) e com supervisão de Gilson Schwartz, participará com o projeto UAIFAI (Universidade Aberta à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção) de um semestre na King´s College, Inglaterra, a partir de outubro. Há outras parcerias em andamento, com a Universidade de Paris, Unesco, UNODC, UNCTAD, Universidade de Warwick, bem como os preparativos para o evento UK Coventry City of Culture 2021. O projeto ficou entre os seis bolsistas sêniores CAPES PrInT USP da área de Artes e Humanidades.

Um dos objetivos do projeto UAIFAI é emitir moedas criativas e oferecer parceria para libra com o Facebook, processo que ainda está em desenvolvimento. A ideia é que o usuário do Facebook seja também um produtor remunerado e que suas atividades com a rede social facilitem sua monetização. Além disso, o intuito do UAIFAI é abrir novos modelos de monetização e financiamento na Aceleradora da Iconomia na Cidade do Conhecimento, com moedas criativas para o empreendedorismo social na economia criativa. O foco está nas lideranças jovens engajadas em projetos de direitos humanos em territórios da periferia de São Paulo, Londres, Coventry e outras localidades, que participarão dessa plataforma com projeto aberto (em rede com UNESCO e UNODC, SESC e outras entidades, como ETECs, escolas e ONGs).

King´s College, universidade da Inglaterra onde o projeto UAIFAI irá residir por um semestre com foco em moedas criativas. Foto: site King´s College

O objetivo do projeto de rede aberta (plataforma pública) é estabelecer um ambiente aberto, interdisciplinar, científico, artístico e mediador na solução de problemas críticos nesse momento de fragilização social, sobretudo entre jovens nas grandes periferias urbanas, por meio da monetização lúdica de empreendimentos criativos. Portanto, promover uma realidade mediada por redes, grupos e núcleos de pesquisa e acelerar o empreendedorismo jovem na economia criativa, fazendo convergir áreas interdisciplinares que mobilizam as artes, as engenharias e as humanidades na circulação de valores criativos.

A Cidade do Conhecimento integra a curadoria da São Paulo Play Week, evento realizado em parceria com o Festival Games for Change América Latina, que acontecerá de 28 de novembro a 7 de dezembro em várias cidades do estado de São Paulo. Serão realizados seminários sobre Playable Cities e um diretório público, aberto e experimental também será organizado para os participantes.