Projetos de cultura e extensão aproximam a ECA e a comunidade externa

Os três pilares da universidade pública são ensino, pesquisa e extensão. Isso quer dizer que as instituições estudantis não devem servir apenas como centros de ensino, mas devem também retribuir à sociedade o que é investido aqui. Através de pesquisas, a universidade produz conhecimento. E por meio dos projetos de cultura e extensão, ela pode transferir esse conhecimento e promover transformação social.

Na ECA, a Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) tem o papel de propor políticas e coordenar atividades de cultura e extensão. A CCEX também fomenta esse tipo de atividade por meio de um edital de incentivo lançado anualmente. Para saber mais sobre a Comissão, visite a página.

Há ainda atividades coordenadas tanto pelos alunos quanto pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU). Conheça algumas dessas iniciativas:

Projetos de extensão coordenados por alunos:

Projeto Redigir
Focado em educação, o Redigir oferece cursos gratuitos semestrais de comunicação, cidadania, gramática e redação para pessoas de baixa renda. As aulas são organizadas por alunos da ECA, não havendo restrição de cursos.
Conhecido por sua identidade visual laranja, o Redigir tem uma sala no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) com muitos livros. Acompanhe a página no Facebook para saber mais sobre o que os “laranjinhas” estão fazendo!

Projeto Rosa dos Ventos
Organizado pelos alunos do curso de Turismo, o Rosa dos Ventos tem um enfoque social. A entidade realiza viagens e passeios de cunho educativo, voltados para jovens em situação de vulnerabilidade social. Além do lazer, as excursões prezam também pelas questões ecológicas, sociais, culturais e históricas características de cada um dos locais visitados.
Os jovens que participam do projeto têm a oportunidade de aprender sobre direito à cidade e ao lazer, em uma prática de democratização do conhecimento. Para saber mais, conheça a página do Facebook dos “rosados”!

ECA Social
Ela é a entidade mais nova da ECA e, assim como os projetos acima, também é organizada por alunos. A ECA Social promove campanhas em conjunto com outras organizações da USP, arrecadações solidárias e também consultoria de comunicação para ONGs com baixo orçamento. Fique por dentro das atividades através da página no Facebook!

Comunicantus
O Laboratório Coral do Departamento de Música, chamado de Comunicantus, promove atividades de extensão e aperfeiçoamento na prática coral. Inclui diversos coros, entre eles o Coral Escola Comunicantus, voltado para alunos, funcionários e professores da USP, além de membros da comunidade externa à USP; e o Coral da Terceira Idade da USP, que também faz parte do Programa USP 60+.
Entenda mais sobre o laboratório no site oficial!

Crianças participam de uma das atividades da ECA Social. Foto: Vitória Araújo

Projetos de extensão coordenados pela PRCEU

Programa USP 60+
Contemplando toda a Universidade de São Paulo, o antigo USP Aberto à Terceira Idade visa promover integração entre diferentes gerações, colocando idosos e estudantes universitários em contato através de disciplinas e atividades em comum. Todos os semestres, a ECA abre vagas em determinadas matérias para pessoas com mais de 60 anos de idade. Para conhecer melhor o programa, acesse o site

USP e as Profissões
Dividido em duas etapas, o programa apresenta os cursos da Universidade de São Paulo a estudantes do ensino médio e até mesmo do ensino fundamental. Nas visitas monitoradas, docentes e alunos apresentam a ECA e suas possibilidades de carreira. Já na Feira, que acontece anualmente no Parque Cientec, há um espaço livre para que os interessados possam tirar dúvidas sobre cada um dos cursos da ECA, conversando com alunos dos cursos. Os participantes da feira têm ainda acesso a palestras e a materiais informativos. Saiba mais clicando aqui

Nascente
Completando 30 anos em 2020, o Nascente surgiu com a proposta de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP. Contempla as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Anualmente, é realizado um concurso que premia as melhores produções. Para conhecer melhor o programa, acesse a página

Aproxima-ação
Também aberto a toda a USP, o programa busca aproximar a Universidade de seus “vizinhos”, através de ações educativas que estimulam o desenvolvimento social em bairros localizados no entorno do campus. O foco são crianças e adolescentes, mas há também uma preocupação em integrar as famílias e a comunidade em geral. Acesse a página do programa para saber mais.