Prosa sem Censura exibe entrevistas sobre liberdade de expressão

Desde suas origens, no ano 2000, quando vinculado aos estudos do Arquivo Miroel Silveira, o Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da ECA tem investigado a censura e defendido a liberdade de expressão como apoio ao desenvolvimento das artes e da cultura. 

Quase 20 anos depois, surge o projeto Prosa sem Censura, coordenado pela professora Maria Cristina Castilho Costa, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). O canal tem o objetivo de estabelecer um diálogo sobre as questões que envolvem diferentes formas de interdição à liberdade de expressão, bem como divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelo OBCOM, contribuindo para uma sociedade democrática, diversificada e plural.


Da esquerda para a direita: Jacqueline Pithan e a profª. Maria Cristina Castilho Costa entrevistam o prof. Adilson Citelli. Cada edição do Prosa Sem Censura trará um convidado diferente. Foto: Reprodução/OBCOM. 

“Nós resolvemos abrir esse canal e criar o Prosa sem Censura, que visa trabalhar com questões atuais que envolvem a liberdade de expressão e a censura. Seja por fake news, sejam atos de proibição, sejam exposições interditadas, sejam jornalistas que estão sendo processados por difamarem determinadas pessoas da sociedade, como políticos. Vamos tratar desses temas com vocês, do nosso cotidiano, daquilo que chega até vocês e também daquilo que não chega”, afirma Maria Cristina.

A cada quinzena o programa terá um novo entrevistado e abordará diferentes aspectos relativos à liberdade de expressão. A entrevista da quinzena é com o pesquisador Walter de Sousa Junior, doutor e mestre em ciências da comunicação pela ECA, sobre censura no circo. Ele é autor dos livros Moda Inviolada - Uma história da música caipira, Mixórdia no picadeiro - Circo-teatro em São Paulo e Piolin, o corpo e a alma do circo

Clique aqui e assista na íntegra.