Publicidade entre ontologia, práxis e linguagem: conheça o novo livro do GP do Intercom

Pesquisadores da ECA estão entre os organizadores da publicação, que é resultado de 20 anos de trabalho

 

Estudar publicidade é a missão para a qual se dedicou o Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda do Intercom durante 20 anos. Nesse tempo de atuação, o grupo teve muitas conquistas. Entre elas, a criação da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (ABP2) e de um núcleo de professores seniores, que formaram e continuam formando pesquisadores em várias instituições de ensino pelo Brasil.

Nesse ano, o GP de Publicidade lança o livro Ontologia publicitária: Epistemologia, práxis e linguagem, que sintetiza o trabalho desenvolvido pelos diversos pesquisadores e traz uma visão panorâmica sobre a publicidade. Entre os organizadores, estão a professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Clotilde Perez, e o pesquisador Bruno Pompeu. 

“O livro não só permite a atualização dos conceitos fundamentais à área, como discute a natureza, a dimensão, o local e a função da comunicação publicitária no mundo contemporâneo”, comentam os organizadores. 

Os artigos foram divididos em três partes, considerando as abordagens metodológicas e as perspectivas teóricas. Na parte de “Ontologia”, os trabalhos discutem a própria natureza da propaganda. Em “Práxis”, há uma preocupação maior com a prática, sustentada pelos conceitos teóricos. Na última seção, “Linguagem”, os artigos abordam a publicidade pela perspectiva dos seus processos de significação. 

“Para os pesquisadores membros do GP de Publicidade da Intercom, o livro representa o orgulho, a satisfação e o reconhecimento por um trabalho sério, árduo e de grande responsabilidade, desenvolvido com afinco e afeto nas últimas décadas.”

No dia 6 de novembro haverá o lançamento oficial do livro no Centro MariAntonia, às 18h. O evento é aberto ao público.