Raúl Fuentes Navarro realiza seminário na ECA

O professor Raúl Fuentes Navarro, da Universidad Jesuíta de Guadalajara (ITESO), do México, apresentou nos dias 5 e 6 de outubro o seminário intitulado "Epistemología de la comunicación y mediaciones de lo local: heurísticas socioculturales". O evento aconteceu  no Auditório Freitas Nobre, no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e foi resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Durante a exposição, Raúl Fuentes Navarro discursou sobre os fundamentos da construção social dos estudos socioculturais da comunicação. "A ideia de sugerir e discutir algumas vertentes, de diferentes perspectivas, para verificar a linha comunicacional e encontrar um marco me parece muito atrativa", afirmou o  professor.

Navarro ainda falou sobre as teorias de Klaus Bruhn Jensen, importante pensador dinamarquês que trabalha com novos conceitos em relação às comunicações de massa e interpessoais, no contexto da prática cultural. Durante o seminário na ECA, o professor da ITESO comentou: "O trabalho de sintetizar em uma maneira gráfica as linhas de conexão pode abrir outras possibilidades de articulação e demonstração das mídias, com mais mobilidade. E nisso sempre há uma investigação resultante. É um resultado iluminador".

Foto: Eduardo Peñuela