Revista Alterjor lança nova edição

A Revista ALTERJOR, publicação semestral do Grupo de Pesquisas Alterjor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), acaba de lançar mais uma edição – o volume 16, número 2.

A publicação tem como foco o jornalismo popular e alternativo, analisando o seu papel para a democratização da comunicação para todos os segmentos da sociedade. O jornalismo popular se refere às práticas jornalísticas realizadas em organizações do movimento social e popular, incluindo o chamado Terceiro Setor e que envolvam a defesa da cidadania e o protagonismo de segmentos sociais não hegemônicos. Já o jornalismo alternativo se conduz pelas experiências de jornalismo nas diversas mídias que tenham, como objetivo central, fomentar o debate público sobre as mesmas temáticas delimitadas na definição de jornalismo popular.

Glória em Foco, blog jornalístico produzido por estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é tema de um dos artigos da nova edição. 

A revista traz, nesta edição, entrevistas com a pesquisadora espanhora Inmaculata Díaz Narbona, especialista em estudos culturais, sobre o campo das questões de gênero no ambiente do jornalismo contemporâneo; e Rafael Bullara, editor do Lance!, que fala sobre o processo de produção do veículo assim como questões que permeiam o universo do webjornalismo. A seção Artigos traz cinco textos que tratam desde o uso dos blogs como ferramenta de luta e informação até os modelos de negócio do jornalismo em mídias digitais.

Completam a edição dois estudos de caso, a seção Espaço Alternativo e um especial sobre a atuação jornalística de Pagu no Jornal O Homem do Povo. A revista pode ser acessada no Portal de Revistas da USP.