Nova edição da revista Ars aborda a "função-curador" e outros temas

O número 37 da revista traz uma série de ensaios sobre o campo das Artes Visuais

A revista Ars é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA que reúne trabalhos relevantes no debate da arte produzidos no meio universitário e fora dele. Assim, a publicação contribui ao debate cultural para além dos muros da Universidade e interroga as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. 

Ars passeia pelas diversas linguagens da arte, não apenas das artes visuais, mas pelas outras artes que se entrecruzam frequentemente em seus próprios processos. Em sua 37ª edição, publicada em dezembro de 2019, a revista Ars aborda diversos temas da área, como o artigo A função curador, de Luis Camillo Osorio, da PUC-Rio, no qual o autor aponta a importância dessa função nas artes e que ainda é muito desconhecida do público de uma maneira geral, uma vez que esse trabalho vai muito além de apenas um “selecionador” de trabalhos para uma exposição. 

Irene de Araújo Machado, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), traz com o ensaio Experiências estético-dialógicas em arte-ativismo algumas reflexões sobre o campo da experiência com a arte-ativismo, que vão além das performances em espaços públicos, e promovem uma experiência que unem arte e política.

A edição também é composta por um ensaio visual de Lucas Eskinazi, mestre em poéticas visuais pela USP, realizado em Barcelona em 2019, no qual explora fragmentos do cotidiano. 


Fotografia do artista Lucas Eskinazi integra a nova edição da Revista Ars
 

Sobre a revista Ars
A revista Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas (CAP), colaborações de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, favoráveis à experimentação e à pesquisa teórica especializada. A publicação reflete ainda a diversidade das áreas de atuação nas artes visuais – em multimídia, pintura, escultura, gravura, história e crítica da arte, nos estudos ligados à licenciatura.