Revista Aspas abre chamada para artigos sobre arquivo nas artes da cena

O programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas abre chamada de artigos até o dia 15 de fevereiro para a próxima edição da revista Aspas, cujo tema será Poéticas e políticas do arquivo nas artes da cena. O objetivo deste número é fomentar o debate sobre as poéticas e as políticas do arquivo, em um momento em que essa questão tem aparecido de formas tão distintas no Brasil e na América Latina, “seja com queima de arquivo, como do Museu Nacional, seja com o constante arquivamento de processos que corroboram com a insidiosa partidarização da corrupção tomando de assalto a política brasileira”.

Serão aceitos estudos no campo das artes cênicas, performances e artes visuais que discutem documento, acervo, memória, ancestralidade, testemunho, e outros temas que estejam no escopo das perguntas que pautam a edição: “[...] Quais conceitos permeiam o tema arquivo e como aqueles emergem nos processos de aprendizagem, investigação e criação em arte? De quais formas as noções de arquivo e memória têm perturbado os imaginários, as narrativas e as historiografias consensuais que regulam aquilo que compreendemos, ou não, como conhecimento artístico hoje em dia? [...]”.

Para a submissão, o autor deve ser matriculado em curso de pós-graduação e os artigos devem ser inéditos e originais, estar em formato Microsoft Word (.doc), ter entre 16 mil e 24 mil caracteres (com espaço), dentre outras recomendações que podem ser verificadas no site da revista.