A revista Comunicação e Educação lança mais uma edição

Neste mês de junho, a revista Comunicação e Educação lança mais uma edição com a temática Expressões Comunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade.

Com vários artigos mesclando as duas áreas, a publicação está dividida em diversas partes de conteúdo, trazendo vários pontos de reflexão, como o artigo internacional de Daniela  Lazcano-Peña, pesquisadora da Escuela de Periodismo de  la Pontificia Universidad Católica  de Valparaíso (Chile) e de María Paz Gálvez-Pereira jornalista e licenciada  em Comunicação Social en la Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Hacia la enseñanza de otro modelo de periodismo: una propuesta de educación innovativa.  Nele, as autoras trazem um panorama do ensino de jornalismo no Chile, bem como o trabalho de organizações do primeiro e segundo setor.

Outro ponto de destaque está nos artigos nacionais, como  Expressão comunicativa por meio da Arte: construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação, dos autores Mauricio Virgulino  Silva, doutorando e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade  de São Paulo (ECA-USP). O objetivo deste artigo é fazer uma leitura para analisar, problematizar e identificar os principais conceitos que embasam  essa área de intervenção e propor uma definição que oriente e complexifique epistemologicamente projetos, ações e reflexões. A Expressão Comunicativa por meio da Arte trata da aproximação entre a Educomunicação e os campos da Arte e da Arte/Educação.

A publicação também está com um texto sobre ativismo político feminino em diferentes campos sociais, a partir de uma análise do livro Empoderadas  – mulheres eternas corpo a corpo, de Palmério Dória, feito por Maria Marta Jacob,professora  e mestre em  Ciências da Comunicação  pela Escola de Comunicações  e Artes da Universidade.

Para ler a revista na íntegra acesse o Portal de Revistas da USP.