Dossiê “100 anos de Paulo Freire": revista Comunicação & Educação lança call for papers

Patrono da educação brasileira, Paulo Freire tem trajetória marcada pelo compromisso com uma filosofia da emancipação das camadas populares por meio da Educação

A Revista Comunicação & Educação acaba de lançar chamada de trabalhos para o dossiê temático 100 Anos de Paulo Freire, que será publicado no final do ano em comemoração ao centenário do filósofo e educador brasileiro, celebrado em 2021. A chamada segue até o dia 31 de maio, com submissões pelo site da revista.

O call for papers ressalta as contribuições de Paulo Freire para o campo da comunicação: “o educador brasileiro também é referência fundamental para as teorias da comunicação na América Latina, influência reconhecida pelos principais pesquisadores da área, notadamente dos estudos culturais latinoamericanos e da comunicação comunitária, popular e alternativa”. O texto lembra ainda a influência da obra do educador para os estudos de educomunicação: “reconhecida mundialmente, a práxis freiriana na interface comunicação e educação passou a ser a base do pensamento que contribuiu para a emergência e a consolidação, na ibero-américa, do conceito e da prática da educomunicação”.

Os coordenadores do dossiê são os pesquisadores Ismar de Oliveira Soares, professor sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA, Douglas Kellner, da Universidade da California (UCLA) e Pablo Nabarrete Bastos, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Foto: Reprodução/Instituto Paulo Freire

Serão aceitos artigos em português, espanhol e inglês, vinculados a um dos 15 eixos temáticos propostos pela revista. Uma vez aceito, o original em idioma estrangeiro será traduzido para o português, publicando-se as duas versões. Só serão avaliadas as contribuições que respeitarem as normas e indicações de publicação da revista.

Para mais informações, consulte a página da Revista Comunicação & Educação.