Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación recebe artigos para os próximos dois números

Editada pela Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC), a publicação recebe trabalhos nos meses de junho e julho

 

A Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación estará recebendo trabalhos para suas duas próximas edições: a de número 34, com o tema Teorias e epistemologias da comunicação digital na América Latina, aceita artigos até o dia 30 de junho. Já a edição 35, que trará o dossiê temático Comunicação e Saúde frente aos desafios planetários, recebe textos até 30 de julho.

A editora da publicação é a professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Margarida Maria Krohling Kunsch. Outras docentes que compõem o corpo editorial são Daniela Osvald Ramos, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Maria Cristina Palma Mungioli, também do CCA.

 

Sobre o dossiê Teorias e epistemologias da comunicação digital na América Latina

Em menos de 20 anos, o mundo tornou-se muito diferente. Nos tornamos hipermediatizados em todos os sentidos. Vimos a explosão de projetos de pesquisa tentando entender os impactos, efeitos, articulações e significados da comunicação digital. Teorias, correntes e tradições do pensamento comunicacional entraram em debate sobre sua relevância teórica e epistemológica para a compreensão de fenômenos recentes. 

Passamos de estudos sobre o surgimento da internet para investigações sobre a era das redes sociais e os impactos da cultura digital, em contextos globais, a partir de um diagnóstico regional, explorando abordagens teóricas e epistemológicas com uma perspectiva latino-americana. Esta convocatória convida os pesquisadores interessados em revisar, propor e discutir textos que ajudem a identificar uma perspectiva específica dessa quarta onda de estudos em comunicação digital. 

Para visualizar a convocatória na íntegra e obter informações sobre submissão de trabalhos, clique aqui

 

Sobre o dossiê Comunicação e Saúde frente aos desafios planetários

Para esta edição o objetivo é reunir a produção científica do campo da Comunicação e Saúde que aborde temas, questões e problemas de abrangência global, com suas repercussões no âmbito dos territórios nacionais e locais. 

A premissa básica é que esses temas e problemas, qualquer que seja seu ângulo de observação – político, ambiental, sociológico, geográfico, histórico, antropológico, entre outros – são atravessados pelas dimensões da comunicação e da saúde. O convite é para que pesquisadores e estudantes de pós-graduação enviem seus papers, apresentando ao campo da comunicação e da saúde, e também à sociedade como um todo, uma contribuição para pensar e agir diante de realidades desafiadoras.     

Para visualizar a convocatória na íntegra e obter informações sobre submissão de trabalhos, clique aqui

 

detalhe da capa da última edição da Revista Latinoamericana de Ciencias de la ComunicaciónDetalhe da capa da última edição da Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación.

 

 

Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación

Editada pela Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC), a Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación é uma publicação quadrimestral. É uma revista científica de abrangência internacional, cujo principal objetivo é promover a disseminação, democratização e fortalecimento da escola latino-americana de pensamento comunicacional. Além disso, procura expandir o diálogo com a comunidade acadêmica global e contribuir para o desenvolvimento integral da sociedade no continente.